• Mileski Hospitalar

A importância da CME no controle das infecções hospitalares.

Ao falarmos da Central de Materiais e Esterilização (CME), é impossível não associarmos os termos: limpeza, esterilização e desinfecção. Este setor é destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização e distribuição de todos os artigos médicos hospitalares, visando à prevenção de infecções.

Sabendo que maioria dos microorganismos que penetram na ferida operatória é transmitida principalmente em setores críticos como o Centro Cirúrgico (CC) e proveniente de um reservatório ou fonte presente, é de suma importância destacar e atentar-se ao processo de esterilização dos materiais que são utilizados durante cirurgias.

A infecção de sítio cirúrgico é uma das principais complicações causadas em pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos, portanto, o instrumental a ser utilizado no paciente deve ser processado adequadamente, a fim de que o mesmo não se torne uma fonte de contaminação e transmissão de microrganismos.

Cada hospital possui sua forma peculiar de realizar o processo de esterilização, há parâmetros e normas que asseguram a segurança e confiabilidade deste processo. A área física do centro de material e esterilização deve ter um sentido unidirecional e contínuo com barreiras físicas, impedindo que o trabalhador mude de área, evitando o cruzamento de artigos sujos e limpos.

No que tange a eficácia processo de esterilização, é indispensável a presença dos enfermeiros, por serem responsáveis técnicos pelo setor, atuando no gerenciamento e qualidade de artigos estéreis dentro da CME.





#mileskihospitalar #aventaisdescartaveis #descartaveis #saudecommaiorsegurança #protecao #pensousaudepensoumileski


+55 61 3387-3909
Brasília/DF - BRA

Todos os Produtos Fiscalizados:

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram

© 2017 Mileski - Produtos Hospitalares Descartáveis.

Todos os direitos reservados.

Resp. Tec: Dr. Marcelo Alves de Paula Moura
CRF/DF: 8526